top of page
(des)Colaborador

Entrevista por el mundo: Ana Pais (Portugal)

Actualizado: 11 jul 2023

Hoy estrenamos la variación de la sección con "Entrevistas por el mundo" y nos ponemos en contacto con Ana Pais , coordinadora del Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE para conocer mejor como se organiza y las tareas que realiza.


¿Nos podrías hacer un breve resumen de cómo has llegado a ser coordinadora? A minha formação de base é de comunicação, entretanto tirei uma pós-graduação em gestão e outra em saúde pública.


O meu percurso na investigação clínica começou em 2007 no Hospital Universitário de Coimbra, onde fui convidada para criar uma unidade de investigação no Serviço de Cardiologia, um projeto pensado para dar apoio à Investigação cardiovascular.


Posteriormente, trabalhei durante 4 anos na Nova Medical School, em Lisboa num projeto europeu que teve como objetivo criar e desenvolver a PtCRIN - a Portuguese Clinical Research Infrastructure Network, uma rede de Centros de investigação Clínica e de CROs académicas dedicado à promoção e cooperação nacional e internacional da investigação clínica, nomeadamente os ensaios da iniciativa do investigador,.desenvolvida em colaboração com a European Clinical Research Infrastructure Network - ECRIN.


Atualmente estou novamento no Centro Hospital e Universitario de Coimbra, como coordenadora de estudos na Unidade de Inovação & Desenvolvimento e além da coordenação de ensaios na area da cardiologia, imunohemoterapia, hematologia e neurologia, dou apoio regulamentar aos estudos da iniciativa do investigador e faço a implementação e gestão de alguns projetos europeus.


Acumulo também a função de gestora de estudos clínicos, na sua maioria registos multicentricos nacionais e apoio regulamentar para a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.


Ahora para conocerte mejor, vamos con un par de preguntas sobre tu puesto en el centro donde ejerces:

¿Cómo se organiza tu equipo/unidad?

O Centro hospitalar e universitário onde trabalho tem uma Unidade de apoio aos estudos clínicos, Centro de Estudos Clínicos (CEC), este Centro tem a responsabilidade de apoiar o desenvolvimento de estudos clínicos com promotor interno ou externo, assim como apoiar e ajudar a desenvolver, na Instituição, os projetos de investigação clínica de índole académica (estudos académicos, dissertações de licenciatura, teses de mestrado ou de doutoramento).


A Coordenação do Centro de Estudos Clínicos é composta por uma Coordenadora Clínica, oito coordenadoras de estudos clínicos, alocadas em vários hospitais e serviços, e uma assistente técnica.


Y sobre tu puesto en concreto, ¿cuáles son tus principales tareas?

A minha função é a de coordenação, desde a fase de qualificação do centro até ao encerramento do ensaio, ou seja, cada coordenadora tem vários ensaios e vários doentes à sua responsabilidade.


Después de esta introducción sobre tu puesto de trabajador tan interesante, seguimos con alguna preguntita más personal.

Empecemos por la parte buena, ¿nos puedes decir aquellas cosas o situaciones que te gustan de la profesión?

Gosto da coordenação por poder trabalhar numa equipa multidisciplinar e em vários serviços do hospital, além disso tambem temos o contato com o exterior através da industria farmacéutica, contudo o mais reconfortante é sem dúvida o participante, o doente que é o primeiro a ser valorizado num ensaio e ao sentir essa valorização, também nos valoriza pois percebe que uma coordenadora tem como objetivo o acompanhamento do seu estado de saude e bem estar.


Y ahora la parte no tan buena, ¿cuáles son esas cosas o situaciones que NO te gustan de la profesión?

Falta de tempo das equipas, principalmente dos investigadores devido ao excesso da atividade assitencial. Outra das situações menos boas são a falta de condições para a correta condução do ensaio clínico que nos torna profissionais do “faz tudo” mas estamos a trabalhar na capacitação de um centro de investigação cada vez mais profissional.


Para acabar vamos con las de reflexión.

¿Cómo mejorarías o qué se podría hacer para visualizar y profesionalizar la labor de un coordinador?

Antes de mais gostaria de parabenizar a vossa iniciativa, que tenho partilhado em Portugal na esperança de se poder vir a desenvolver um projeto como o vosso. A profissão de um coordenador ainda não é muito reconhecida nem valorizada e penso que isso é uma falha pois somos o elo principal com todos os elementos que trabalham e participam num ensaio.


Penso que uma rede ibérica de coordenadores de estudo seria uma ideia bem aceite onde poderiamos partilhar procedimentos e as ideias desta área 😊


Y ahora sí que es la última, ¿qué consejo le darías a una persona que se quiere iniciar en este mundillo?

No meu hospital temos acolhido varios estudantes em estagios na área da coordenação clinica, e de facto a parte prática na formação de qualquer aluno é fundamental, aconselho aos recem-formados a estagiarem para poderem ver a realidade e até perceber se será a area que gostam e querem seguir.


Muchas gracias por habernos permitido conocerte un poco mejor y esperemos que te animes a colaborar algún día con algún otro tema o quien sabe si ya la próxima sea para hacer realidad tu propuesta de una red Ibérica de Study Coordinators.


Equipo (Des)Coordinadores de Ensayos Clínicos


98 visualizaciones0 comentarios

Comments


bottom of page